segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A variação da temperatura - (7º ano)


 
Variação diurna da temperatura

      A temperatura varia ao longo do dia, é mínima um pouco antes do nascer do sol e aumenta progressivamente até cerca das 14h, que é quando atinge o seu máximo, passando depois a diminuir até pouco antes do nascer do sol do dia seguinte.

Ao princípio da manhã os raios solares incidem na superfície da terra com grande obliquidade, daí que a espessura da atmosfera por eles atravessada é muito grande, a superfície aquecida também, pelo que a energia recebida à superfície é menor. Até ao meio-dia a obliquidade dos raios solares vai diminuindo, implicando, menor dispersão de energia, maior temperatura. A partir do meio-dia a obliquidade dos raios solares volta a aumentar até ao pôr-do-sol. O máximo da temperatura diurna das 14h às 15h justifica-se pela conjugação da radiação solar e radiação terrestre (calor libertado pela terra) que atinge o máximo neste período de tempo.


Variação da temperatura com a latitude

As temperaturas médias anuais diminuem do equador para os pólos, ou seja, diminuem à medida que aumenta a latitude.
À medida que aumenta a latitude aumenta também a obliquidade dos raios solares, consequentemente aumenta a espessura da atmosfera atravessada e a superfície aquecida, diminuindo assim a energia solar recebida por unidade de superfície, o que explica a diminuição da temperatura.