sábado, 24 de novembro de 2012

No dia 17 de novembro, um mini tornado na área costeira de Portimão provocou estragos em quatro restaurantes de praia e diversos empreendimentos turísticos, derrubou árvores e postes de eletricidade, mas não fez qualquer vítima.
A área mais afetada foi a Praia do Vau, onde telhados, esplanadas e montras de quatro restaurantes de praia ficaram parcialmente destruídos, devido ao vento forte que se fez sentir cerca das 22h44 naquele local.
O fenómeno meteorológico foi descrito pelo Comando Distrital Operacional de Operações de Socorro (CDOS) de Faro como sendo "um mini tornado", que afetou também "um apartamento e derrubou várias árvores e postes de eletricidade".
A área afetada estende-se da Praia dos Três Irmãos (Alvor) à Praia da Rocha, onde houve registo de estragos em diversos empreendimentos turísticos.
Junto à Praia dos Careanos, no empreendimento "Presidente", "o vento partiu a porta do bar e varreu por completo a sala de uma ponta a outra", relatou um dos funcionários, apontando danos em mobiliário e em equipamento frigorífico.
A 500 metros, no Edifício "Amarilis", uma moradora contou ter assistido a "montras de lojas a partir e a um cabeleireiro a ficar quase destruído".
Mesas, cadeiras e até um aquecedor a gás da esplanada do Empreendimento "Os Arcos", também na Praia da Rocha, "voaram de súbito para o jardim e para dentro da piscina", testemunhou a "barmaid" do estabelecimento, que teve que se abrigar atrás do balcão para não ser atingida pelos fragmentos de vidro de uma montra que não resistiu à força do vento.