sábado, 20 de abril de 2013

Tipos de Chuvas


A humidade é a quantidade de vapor de água que o ar contém. Este vapor de água resulta da evaporação dos oceanos e da evapotranspiração dos seres vivos.

A quantidade máxima de vapor de água que o ar pode conter varia com a temperatura: quanto maior a temperatura, maior capacidade de conter vapor de água.

 

Chuvas orográficas (relevo)

 

São originadas quando uma massa de ar húmido encontra uma barreira topográfica (montanha), e é forçada a elevar-se. Ao elevar-se a temperatura diminui o que provoca a da condensação do vapor de água e a formação de chuva.







Chuvas Frontais

Ocorrem devido ao encontro de massas de ar com caraterísticas distintas (ar quente + ar frio). O ar quente sobe, por ser mais leve, para cima do ar frio, ao subir arrefece e condensa-se, originando as chuvas.






Chuvas convetivas

Ocorrem em regiões com temperaturas elevadas, onde há muita evaporação. O vapor de água sobe e arrefece com a altitude, formando grandes nuvens verticais que dão origem a muita precipitação. São caraterizadas por serem de curta duração porém de alta intensidade e abrangem pequenas áreas.